Comunicação Oral (CO)

Reabertura das submissões de Trabalhos: 26/07 a 06/08
 
INFORMAÇÕES GERAIS
 

Autoria e submissão:

O(a) autor(a) principal submete o trabalho e seleciona os coautores (todos devem efetuar o pagamento);

O(a) orientador(a) deve estar cadastrado no site do evento para que seu nome possa ser adicionado pelo(a) autor(a) no ato de submissão, contudo o pagamento é facultativo! (Somente é obrigatório caso o mesmo queira figurar como coautor(a) e/ou participar do evento).

Quantidade de trabalhos para Submissão em Anais (Comunicação Oral/Pôster):
Trabalhos como autor(a) principal: 2 (dois), sendo 2 comunicação oral, 2 pôster ou 1 de cada modalidade;
Trabalhos como coautor(a): 3 (três) no total para comunicação oral e/ou pôster;
Participantes por trabalho: 6 (seis) incluindo autor(a), coautores e orientador(a).
 
Titulações aptas a submeter em Comunicação Oral: A partir de alunos de graduação. Os coautores poderão ser vinculados a partir de alunos de ensino médio ou técnico.
 
 
 
ENVIO DE TRABALHOS:
 
• Primeira fase: Envio de Resumos
 
O(a) autor(a) deverá submeter um resumo simples, contendo entre 200 e 300 palavras, no formulário disponível no site. Na oportunidade deverá indicar o título, palavras-chave e coautores, quando houver. Esse resumo será utilizado como instrumento de avaliação, portanto, deve apresentar um rigor científico e correções ortográficas minuciosas. Acentuamos que é de responsabilidade dos autores a atenção a essas normas.
 
Formato: o arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB. O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.
 
Cada resumo recebido é avaliado e classificado em ACEITO, NECESSITA CORREÇÃO E NÃO ACEITO. Os resumos avaliados como “Necessita Correção” terão até data limite para reenvio, para que possa devolver com as alterações solicitadas pelo(a) avaliador(a) via área do participante.
 
Os resumos enviados devem estar enquadrados dentro dos grupos de trabalhos propostos pelo evento. O participante deverá submeter o arquivo do trabalho completo na área de submissão, conforme as normas da segunda fase, no período de 30 de setembro a 21 de outubro de 2024.
 
IMPORTANTE: Por favor, note que a marcação em amarelo presente no papel timbrado fornecido para a submissão do seu trabalho é apenas um guia visual para ajudá-lo(a) a formatar corretamente o seu texto. Essa marcação não será exibida no documento final quando convertido para PDF. Portanto, certifique-se de que o seu trabalho esteja formatado corretamente e faça a submissão normalmente.
 
• Segunda fase: Envio do Trabalho completo
 
SUBMISSÃO
 
O autor que tiver seu trabalho aceito na primeira fase deverá submeter na base da Área do Participante o arquivo do trabalho completo conforme especificações detalhadas abaixo:

Em todo o arquivo utilizar fonte Times New Roman
 
TÍTULO: fonte negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado. Deixar 01 linha em branco. Inserir, em nota de rodapé, tamanho 11, quando o artigo for resultado de projeto de pesquisa, ensino ou extensão ou quando houver financiamento para indicar o órgão de fomento.
 
Autores, coautores e vínculo: inserir o nome completo do(a) autor(a), dos coautores e do(a) orientador(a) (quando for o caso) (Um por linha) apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail de autores e coautores em nota de rodapé. Deixar 01 linha em branco.
O(a) orientador(a) deve estar cadastrado(a) no site do evento para que seu nome possa ser adicionado pelo(a) autor(a) no ato de submissão, contudo o pagamento é facultativo! (Somente é obrigatório caso o(a) mesmo(a) queira figurar como coautor(a) e/ou participar do evento).
 
Resumo: um único parágrafo de 200 a 300 palavras, justificado, regular, tamanho 11, espaçamento simples (1,0), sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele devem constar: a síntese do trabalho o referencial teórico-metodológico e os principais resultados.
Palavras-chave: adicionar entre três e cinco, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 01 linha em branco.
 
Artigo: deverá conter no mínimo 08 e no máximo 12 páginas, tamanho 12, utilizando formato A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, parágrafo 1,25 cm, com espaçamento entre linhas 1,5 cm, contendo Introdução (justificativa implícita e objetivos), Metodologia, Referencial Teórico (pode vir anexo à introdução), Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Considerações Finais, Agradecimentos (opcional) e Referências de acordo com a ABNT.
 
Formato: o arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB. O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.
 
Atenção:
Artigos que apresentam resultados de pesquisa de pós-graduação stricto-sensu (mestrado ou doutorado) devem ser escritos em coautoria com o professor orientador.
 
As notas explicativas devem estar apresentadas em notas de rodapé, atendendo ao estritamente indispensável, inseridas automaticamente, tamanho 10.
 
As referências, com todos os dados da obra citada, devem seguir as normas atuais e em vigor da ABNT.
 
Para destaques no texto, preferir sublinhado (caso seja efetuado em citações, indicar que os grifos são do autor). Não deve ser utilizado o recurso de caixa alta / letras maiúsculas.
 
Para termos estrangeiros, utilizar itálico; título de livros e título de periódicos devem estar em itálico; links da internet devem ser citados conforme normas em vigor da ABNT.
 
Sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitês de ética e/ou equivalentes.
 
Atentar para o direito de uso de imagens utilizadas no trabalho, sinalizando autoria, fonte, data e, quando necessária, a autorização para o uso.
 
Enviar artigos na norma culta da língua portuguesa, já devidamente revisados.
 
IMPORTANTE: Após publicados, os arquivos de trabalhos não poderão sofrer mais nenhuma alteração ou correção.

Modo de Apresentação

O modo de apresentação é vinculado a modalidade de participação do autor principal!
 
Exemplo:
*Se o autor principal (a pessoa que submete o trabalho) estiver inscrito na modalidade presencial, o trabalho será apresentado presencialmente. (Os trabalhos submetidos nas modalidades presenciais a partir do dia 26 de julho não contarão com apresentação presencial no evento, os autores deverão, após aceite do trabalho, gravar um vídeo de apresentação e enviá-lo via área do participante.)
**Se o autor principal (a pessoa que submete o trabalho) estiver inscrito na modalidade online, o trabalho será apresentado no formato online, por meio do envio do link do vídeo (comunicação oral) ou arquivo de apresentação (Pôster).
 
PARA PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL:
Os trabalhos submetidos a partir do dia 26 de julho não contarão com apresentação presencial no evento, os autores deverão, após aceite do trabalho, gravar um vídeo de apresentação e enviá-lo via área do participante.
 
Condições para a apresentação de trabalho: 
Trabalhos aprovados pela Comissão Científica;
Pagamento da taxa de inscrição (autor e coautores) regularizado até a data limite da última chamada;
Autor Principal com inscrição em uma das categorias presenciais.
 
Comunicação Oral 
Forma: Apresentação oral, em forma de roda de conversa sem recursos multimídias;
Tempo de apresentação: 10 minutos
Data, local e horário: Estarão disponíveis para consulta no site do evento após o resultado final das submissões de trabalho.
 
 
PARA PARTICIPAÇÃO ONLINE:

Os autores de trabalhos submetidos e inscritos na categoria online não contarão com apresentação online ou presencial durante o evento.
 
Para garantir o certificado de apresentação, o autor principal precisará estar credenciado bem como enviar um link de vídeo com sua apresentação de até 05 min de duração através do sistema. Não esqueça esses detalhes!
 
Na categoria Online, o credenciamento será realizado através da página principal do evento, utilizando seu e-mail e CPF cadastrados no momento da inscrição.

X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio