Seminário Pós-Graduado

LETRAMENTOS, CULTURAS E IDENTIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Luiz Antonio Gomes Senna (UERJ)
Paula Almeida de Castro (UEPB)
Maria Angélica Freire de Carvalho (UFPI)

Ementa: O campo do letramento na educação básica, sob perspectiva interdisciplinar e nas interfaces entre a diversidade cultural e os processos de desenvolvimento das identidades. A concepção de processos de letramento e de alfabetização na contemporaneidade, em face de multiplicidade de modelos e plataformas textuais, assim como da emergência de novas e renovadas subjetividades sociais. O professor e a discussão do fracasso de aprendizagem no campo curricular do letramento: pela compreensão da influência exercida pela diversidade cultural e identitária sobre o desenvolvimento do leitor e do produtor de textos.

Público-alvo: alunos regulares de cursos de mestrado e doutorado em áreas afins, mestres e doutores com interesse no desenvolvimento de conhecimento na área objeto do curso.

Certificados: emitidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ para os concluintes aprovados no processo de avaliação da disciplina, conforme projeto curricular dos professores.

Período de realização: o curso será oferecido em quatro encontros durante o período de realização do V CONEDU, em horários e local a serem definidos pela comissão organizadora do evento; após a conclusão do curso, os inscritos terão 30 dias para apresentação de seus trabalhos.

Carga Horária: 15h

Referências básicas:
BHABHA, H. ([1994]1998) O local da cultura. Tradução portuguesa: ÁVILA, M et. Al. Belo Horizonte: Editora da UFMG.
CASTRO, P. A.; SILVEIRA, A. F.; SILVA, M. E.; FREIRE, M. L. F.; PEREIRA, V., Orgs. (2016) Tecnologias e Educação. Campina Grande: EDUEPB.
CASTRO, P.; SILVA, W. (2017) Perseu e Medusa: os enfrentamentos das práticas escolares de letramento digital do professor. In: e-Mosaicos. (6), p. 64-72.
EULÁLIO, L.; COSTA, M.; CARVALHO, M.; GOMES, Y., Orgs. (2017). Articulações e re(a)presentações linguísticas: uma reflexão sobre língua e discurso em processo. Teresina: EDUFPI.
SENNA, L. (2017) Perspectivas curriculares para o ensino de leitura e literatura na educação média de nível básico. In: Currículo sem fronteiras. v. 17(1), p. 109-131.
SENNA, L; CARVALHO, M. A. (2015) Literatura, expressões culturais e formação de leitores na educação básica. Curitiba: Intersaberes.
SENNA, L; LOPES, P.; MACHADO, M. L. (2017) A cultura do professor e os sentidos da escola. Curitiba: CRV.


 
Período para inscrição no evento está encerrado!
Entrar
(Sou cadastrado)

Já sou cadastrado / Área do Participante

Na área do participante você poderá:
- Efetuar pagamento em cartão ou boleto.
- Submeter e acompanhar resultado de trabalhos e propostas.
- Acessar e ou atualizar dados da inscrição entre outras opções.

Inscreva-se
(Não sou cadastrado)
(Esqueci minha senha)


V Congresso Nacional de Educação

Experiências educadoras: sujeitos, formações e práticas

Dialog example

This is dummy copy. It is not meant to be read. It has been placed here solely to demonstrate the look and feel of finished, typeset text. Only for show. He who searches for meaning here will be sorely disappointed.