Grupos de Trabalho (GT)

GT 01. Formação de professores

Apresentar elementos relacionados a formação inicial e continuada de professores e seus marcos legais. Analisar os currículos dos cursos de formação. Discutir os diferentes saberes e as práticas, o papel da pesquisa na formação e na prática dos professores, identidade e profissionalização docente.

GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais

Evidenciar o contexto político-educacional contemporâneo da Didática, evidenciando a ação docente. Analisar as dimensões do processo de ensino e aprendizagem, do planejamento e da avaliação educacional. Refletir sobre as políticas de currículo. Compreender o currículo como cultura e poder. Apresentar as políticas educacionais com base nas transformações das formas de provisão, de padrões de acesso, de trabalho nas relações interinstitucionais, nos valores e na ética.

GT 03. História da Educação

Discutir os estudos sobre a História da Educação; Ensino de História; Historiografia; Patrimônio Escolar; Materiais pedagógicos; Instituições; Cultura e práticas escolares.

GT 04. Fundamentos da Educação

Compreender os estudos das áreas do conhecimento da Sociologia, Filosofia e da Psicologia e a interface com a Educação. O ensino e a prática docente.

GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos

Analisar as relações entre os sujeitos e os processos educativos no contexto social e político. Compreender as questões que envolvem os movimentos de diferentes campos, tais como: Educação Popular, Educação do Campo, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e diversas formas de expressão - Mulheres, Negros, Homossexuais, Jovens - ressaltando o caráter identitário e o direito ao exercício da cidadania. Discutir as possibilidades didático-pedagógicas dos processos educativos, para seu fortalecimento.

GT 06. Educação e relações étnico-raciais

Apresentar os estudos sobre as políticas de ações afirmativas; formação de professores e o Ensino da Cultura Afro-Brasileira e Africana; Inclusão social e cidadania no sistema educacional; Valorização dos processos históricos, processos identitários e de respeito desde as formas individuais até as coletivas.

GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação

Compreender os estudos com interface entre Educação e as relações de gênero. Explorar, ainda, os conceitos de ordenação de gênero; avaliação e gênero; sexismo; diversidade sexual.

GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização

Compreender o conceito de letramento e alfabetização com intersecções no campo da Linguística e da Educação. Apresentar os modos de utilização de múltiplas linguagens na prática docente.

GT 09. Educação Infantil

Destacar as nuances dessa etapa da escolarização, sistemas de ensino, avaliação e projeto político-pedagógico para o desenvolvimento da linguagem e do pensamento. Discutir os objetivos da Educação Infantil para a integralização de todas as etapas do desenvolvimento infantil envolvendo seus múltiplos aspectos, as relações familiares e sociais.

GT 10. Educação Especial

Discutir as políticas educacionais de acessibilidade. A formação de professores para o atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva. Analisar os estudos e as práticas envolvendo as deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade

Compreender a complexidade dos processos educacionais que se preocupam com a eliminação ou minimização das exclusões a partir de referenciais fundamentados nos Direitos Humanos em vinculação com perspectivas interculturais, sócio-políticas e psicológicas que contribuem para a compreensão do cotidiano educacional. Os estudos que ele compreende preocupam-se com a análise e produção de conhecimento em níveis micro, meso e macro, relativos a assuntos como: poder; saber; corporeidade; descolonização; igualdade/desigualdade; diferenças; culturas, políticas e práticas educacionais; práticas discursivas; diversidade; justiça social; cidadania e valores.

GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas

Promove o debate sobre os estudos voltados para a educação oferecida para pessoas jovens, adultas e idosas. A agenda, as estratégias, os direitos, os deveres e as responsabilidades para este segmento. As modalidades: presencial, à distância, restrição, privação de liberdade e gerontológica.

GT 13. Educação Matemática

Compreender o Ensino de Matemática; formação de professores; Matemática e suas tecnologias; Etnomatemática, processos cognitivos e linguísticos. A Matemática como um campo de investigação multidimensional.

GT 14. Educação Ambiental

Promover o debate envolvendo a educação ambiental na sociedade contemporânea. Apresentar discussões envolvendo a comunidade escolar e as possibilidades de ampliar o aproveitamento dos recursos naturais, a conscientização da preservação do meio ambiente, a manutenção do desenvolvimento urbano e a economia local.

GT 15. Ensino de Línguas

Compreender o ensino de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras como centro de discussão nos estudos de leitura, escrita, oralidade e análise linguística. Destacar as habilidades comunicativas, políticas de pluralismo linguístico, o currículo e as práticas docentes.

GT 16. Ensino de Ciências

Problematizar sobre as abordagens teórico-metodológicas no ensino dos conceitos científicos. As dimensões histórica e filosófica no Ensino de Ciências. Apresentar as possibilidades de promover o ensino e a aprendizagem relacionados à difusão e à popularização da ciência e tecnologia. Debater os aspectos multi e interdisciplinares nos processos de ensino e aprendizagem de Ciências.

GT 17. Ensino e suas interseções

Apresentar as produções em diferentes áreas do conhecimento que contemplem as atividades educacionais envolvendo o ensino médio e técnico, a iniciação à docência e científica. Analisar a interseção entre a Educação e Teatro, Artes visuais, Dança, Literatura e Música na prática docente.

GT 18. Educação Emocional

Refletir sobre as bases teórico-metodológicas da Educação Emocional e seus desdobramentos no cotidiano escolar e não-escolar. Analisar as experiências de Educação Emocional. Discutir a questão da formação docente em Educação Emocional. Compreender as relações entre Educação Emocional e Práticas Integrativas e Complementares. Compreender a relação saúde e Educação Emocional. Examinar a Educação Emocional como instrumento de empoderamento de grupos populares e pessoas em situação de vulnerabilidade.

GT 19. Tecnologias e Educação

Refletir sobre a produção do conhecimento em Tecnologias e Educação. Analisar as possibilidades educacionais a partir de narrativas e culturas digitais, redes, games, bem como investimentos públicos em tecnologias para a Educação. O professor, suas tecnologias e os processos de ensino e aprendizagem.

V Congresso Nacional de Educação

Experiências educadoras: sujeitos, formações e práticas