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GRUPO DE TRABALHO

Compreende os estudos sobre a História da Educação; Ensino de História; Historiografia; Patrimônio Escolar; Materiais pedagógicos; Instituições; Cultura e práticas escolares.

Analisa as relações entre os sujeitos e os processos educativos no contexto social e político. Compreende as questões que envolvem os movimentos de diferentes campos, tais como: Educação Popular, Educação do Campo, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e diversas formas de expressão - Mulheres, Negros, Homossexuais, Jovens - ressaltando o caráter identitário e o direito ao exercício da cidadania. Discutir as possibilidades didático-pedagógicas dos processos educativos, para seu fortalecimento.

Evidencia o contexto político-educacional contemporâneo da Didática, com destaque para a ação docente. Analisa as dimensões do processo de ensino e aprendizagem, do planejamento e da avaliação educacional. Reflete sobre as políticas de currículo. Destaque para as políticas educacionais com base nas transformações das formas de provisão, de padrões de acesso, de trabalho nas relações interinstitucionais, nos valores e na ética.

Acolhe a reflexão sobre a formação inicial e continuada de professores, marcos legais e a análise dos currículos dos cursos de formação. Discute os diferentes saberes e as práticas, o papel da pesquisa na formação e nas práticas do cotidiano, identidade e profissionalização docente.

Analisa a utilização de múltiplas linguagens no contexto educativo. Destaca os conceitos de letramento e alfabetização no campo da Linguística e da Educação. Compreende as discussões sobre as práticas de leitura e escrita.

Compreende os estudos das áreas do conhecimento de Sociologia, Filosofia e Psicologia e suas interfaces com a Educação. O ensino e a prática docente.

Discute as políticas educacionais de acessibilidade. A formação de professores para o entendimento sobre as necessidades especiais relacionadas às deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

Compreende o Ensino de Matemática; Formação de professores; Matemática e suas tecnologias; Processos cognitivos e linguísticos. A Matemática como um campo de investigação multidimensional.

Analisa os estudos sobre as políticas de ações afirmativas; formação de professores e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; Inclusão social e cidadania no sistema educacional. Valorização dos processos históricos, processos identitários e de respeito desde as formas individuais até as coletivas.

Promove o debate envolvendo a educação ambiental na sociedade contemporânea. Analisa criticamente de modo que a comunidade escolar tenha uma visão mais ampla sobre as possibilidades de aproveitamento dos recursos naturais, a conscientização da preservação do meio ambiente, a manutenção do desenvolvimento urbano e a economia local.

Compreende os estudos com interface entre Educação e as relações de gênero. Explora, ainda, os conceitos de ordenação de gênero; avaliação e gênero; sexismo; diversidade sexual.

Promove o debate sobre os estudos voltados para a educação oferecida para pessoas jovens, adultas e idosas. A agenda, as estratégias, os direitos, os deveres e as responsabilidades para este segmento. As modalidades: presencial, à distância, restrição, privação de liberdade e gerontológica.

Amplia o debate dos estudos voltados para a difusão, popularização e educação científica junto à sociedade. Identifica atividades que estejam relacionadas à difusão e à popularização da ciência e tecnologia, em diferentes tipos de iniciativas, que promovam a divulgação científica e a melhoria da qualidade do ensino em ciências, voltadas, sobretudo, à população em geral.

Compreende a complexidade dos processos educacionais que se preocupam com a eliminação ou minimização das exclusões a partir de referenciais fundamentados nos Direitos Humanos em vinculação com perspectivas interculturais, sócio-políticas e psicológicas que contribuem para a compreensão do cotidiano educacional. Os estudos que ele compreende preocupam-se com a análise e produção de conhecimento em níveis micro, meso e macro, relativos a assuntos como: poder; saber; corporeidade; descolonização; igualdade/desigualdade; diferenças; culturas, políticas e práticas educacionais; práticas discursivas; diversidade; justiça social; cidadania e valores.

O ensino de Língua Portuguesa como centro de discussão nos estudos de leitura, escrita, oralidade e análise linguística nas diferentes modalidades e segmentos de ensino.

Envolve a discussão sobre o ensino de línguas estrangeiras e a função mais ampla no contexto da sociedade contemporânea. Destaca as habilidades comunicativas, políticas de pluralismo linguístico, o currículo e as práticas docentes.

Compreende esta etapa da escolarização, sistemas de ensino, avaliação e projeto político-pedagógico para o desenvolvimento da linguagem e do pensamento. Discute os objetivos da Educação Infantil para a integralização de todas as etapas do desenvolvimento infantil envolvendo seus múltiplos aspectos e as relações familiares e sociais.

Problematiza sobre as abordagens teórico-metodológicas no ensino dos conceitos científicos. As dimensões histórica e filosófica no Ensino de Ciências. Aspectos multi e interdisciplinares nos processos de ensino e aprendizagem de Ciências.

Identifica a ação comunicativa no cotidiano escolar e suas complexidades. Analisa as tecnologias digitais, mídias e redes em interconexões, interações e inovação. As implicações culturais das tecnologias e seus sujeitos. A cibercultura e suas implicações na formação e prática docente.

Compreende a interconexão entre Educação e Arte - Teatro, Artes visuais, Dança, Literatura, Música - nas práticas docente. A autonomia nos processos de ensino e aprendizagem.

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